1

Dengue Fever

Posted by Ingsoc on 07:36 in

Eu sou naturalmente desconfiado com a música feita a partir do século XXI, uma vez que a quantidade de lixo que é produzido (e endeusado) não é pouca. Mas às vezes (como no caso das Pipettes), um raio cai no lugar certo. E é justamente onde se encaixa essa banda norte-americana com nome de doença tropical.

O Dengue Fever surgiu após Ethan Holtzman (teclados) voltar de uma viagem pelo Camboja. Inspirado pela música pop local, em 2001 resolve montar um conjunto com seu irmão Zac Holtzman (guitarra). Ao procurarem um vocalista que soubesse cantar em khmer, encontram num clube a cantora Chhom Nimol, uma cambojana que havia imigrado para os EUA com a intenção de ajudar sua família financeiramente. Com o auxílio de Senon Williams (baixo), Paul Smith (bateria) e David Ralicke (sopros), estava formado o Dengue Fever.


Juntando a sonoridade do rock cambojano dos anos 60 com o rock psicodélico, a música do Dengue Fever é uma viagem ao passado. O primeiro disco da banda, auto intitulado, é composto de covers de conjuntos cambojanos ao lado de músicas originais, tudo cantado no idioma khmer. A mistura dos vocais limpos e melodiosos com um som sessentista típico (inclusive com órgão Farfisa, o mesmo do The Doors) é simplesmente deliciosa! Só ouvindo pra saber.

Em 2005 eles fazem uma turnê bem sucedida pelo Camboja, passando pela capital Phnom Penh e outras cidades. A turnê, documentada no filme Sleepwalking Through the Mekong, foi uma experiência gratificante para os membros do grupo, tocando com músicos locais renomados, interagindo com os fãs do rock cambojano e, no caso de Chhom Nimol, tomando contato com sua própria história. Neste mesmo ano lançam seu segundo álbum, Escape from Dragon House.


Em 2008 sai, pela gravadora Real World Music (do cantor Peter Gabriel), o terceiro disco do grupo, Venus On Earth. Pela primeira vez gravam músicas em inglês, mas mantendo o padrão de qualidade dos outros discos. Para vocês terem uma idéia do som dos caras (e da mina), eis o clipe da música que abre este álbum, Seeing Hands:



Pra quem se interessou, pode baixar os 3 álbuns, além do documentário citado, neste link aqui. Recomendo fortemente que peguem esse material, porque não é sempre que bandas assim aparecem, principalmente nesses tempos de hoje. Aproveitem!

1 Comments


Já tinha ouvido falar desse grupo,mas ainda não tinha ouvido nada... agora não tenho mais desculpa, simbora baixar!!: )

Postar um comentário

Copyright © 2009 Rock& Filmes Toscos All rights reserved. art by Arte Cyber