0

Awara Paagal Deewana (2002)

Posted by Ingsoc on 14:20 in


Quando se é fã de filmes B, volta e meia se topa com produções que copiam idéias de outras. O cinema turco dos anos 70 e 80 é um bom exemplo desta prática. O duro é quando isso ocorre em pleno século XXI em produções nada modestas. E é isso o que acontece no cinema indiano.

Obviamente nem todas as produções se utilizam deste expediente, mas quando usam os resultados são muito engraçados. Alguns filmes copiam produções estrangeiras integralmente, como o já mencionado Zinda e o filme Partner (2007), que é uma versão indiana do filme Hitch (2005). Outras pegam pedaços de vários filmes e fazem uma mistureira total. É o caso do filme de hoje.

Awara Paagal Deewana é um filme lançado em 2002 e dirigido por Vikram Bhatt. Este cidadão já havia feito versões não autorizadas de produções de Hollywood como Raaz (de 2001, cópia do filme Revelação, de 2000) ou Kasoor (de 2002, cópia do filme O Fio da Suspeita, de 1985). Ou seja, o cara tem experiência em chupinhar idéias alheias. E aqui ele mantém o hábito.

A trama de Awara Paagal Deewana é bem simples: um mafioso sofre um ataque cardíaco e em seu leito de morte revela que possui uma fortuna em diamantes guardadas nos EUA. Com a intenção de se apossarem desse tesouro, seu filho Vikrant e seu genro Guru tramam para matar um ao outro. O que não exigia muito esforço, uma vez que os caras já se odiavam.

Antes da patética morte do chefão, Vikrant vende por baixo dos panos uma pistola especial para gângsters chineses, e Guru vai recuperá-la. Este chega ralando no seu Porsche, e sai na mão com os chinas de uma forma inacreditável. Ao som de temas copiados de Deep Purple (Smoke on The Water) e Prodigy (Smack My Bitch Up), eles lutam com o auxílio (visível, às vezes) de cabos, à moda dos filmes de wire-fu como O Tigre e O Dragão. Vejam só que maravilha:



Diante deste quadro, Vikrant tem a brilhante idéia de assassinar o Ministro do Interior indiano e colocar a culpa em Guru. E tem forma melhor que fazer isso chupando a cena do lobby de Matrix e de quebra usar as máscaras de borracha de Missão Impossível? Só vendo pra crer!



Então Guru foge para os EUA, e lá se torna vizinho de Anmol e Manilal, dois bananas escravos das esposas. Ao verem na TV que Vikrant está oferecendo uma recompensa por Guru, elas mandam os dois trouxas pra Índia para que eles possam pegar o dinheiro. E lá conhecem os dois capangas de Vikrant, Chota Chatri e Yeda Anna. Aliás, este surge numa cena chupada diretamente de Rambo III, vejam só:



Daí pra frente temos muita encheção de lingüiça, piadas dignas de Chaves (envolvendo os esquecimentos de Anna, a gagueira de Chatri e as confusões de Manilal), inúmeras cenas musicais (são 6 ao todo) até chegar ao clímax numa pedreira com Hummers, motocas, monster trucks e negões armados; só faltou aparecer o Jaspion! Sensacional!

O único problema é que o filme é muuuuito comprido! São 169 minutos, o que cansa um bocado. Se cortassem várias cenas musicais (podia deixar 1 ou 2) e as bobagens sem graça e colocassem mais ação descerebrada, a coisa ficaria mais ágil e certamente mais divertida.

Pra quem ainda tiver coragem pra encarar esse filme, pode baixar um pacote com o torrent e a legenda em inglês aqui. Mas se não tiver saco, ao menos veja as cenas que eu disponibilizei aqui. São um testemunho da cara de pau e da "criatividade" do cinema que se faz por aí.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Rock& Filmes Toscos All rights reserved. art by Arte Cyber