4

Zinda (2006)

Posted by Ingsoc on 11:04 in


Aproveitando a postagem do filme Mahakaal feita pelo Luciano, vou fazer uma série com filmes indianos que são, intencionalmente ou não, toscos e/ou então imitam descaradamente outros filmes.

Para começar, falarei sobre o filme Zinda, feito em 2006 e que é um plágio sem-vergonha do filme sul-coreano Oldboy, de 2003. Não conhece Oldboy? Então pare o que está fazendo, baixe ou compre esse filme e assista o quanto antes. É uma obra indispensável, sensacional e imperdível; em suma, um clássico contemporâneo. E tenho dito!

Mas não vou falar sobre esse filme. Ou será que vou?

O caso é que Oldboy vai ganhar um remake ocidental previsto para 2010, só que o que pouca gente sabe é já existe um remake deste filme. Ou não, como diria Caetano.

Afinal Zinda, o filme em questão, possui uma trama idêntica à produção coreana: homem é seqüestrado e aprisionado por 14 anos (15 em Oldboy), sem saber qual é o motivo de seu encarceramento. Solto, ele tem apenas 4 dias (5 em Oldboy) pra conseguir se vingar do responsável pelo seu tormento; porém o preço a pagar pode ser alto demais.

Contudo, Zinda NÃO é um remake de Oldboy. É uma imitação mesmo, na cara dura, já que nos créditos o filme de Chan Wook Park não é mencionado nem de leve. Praticamente todos os elementos do filme coreano estão em sua contraparte indiana. Os acontecimentos se passam de maneira análoga a Oldboy, o cativeiro é idêntico (com gás do sono e tudo), o visual de Balajeet Roy (protagonista de Zinda) é idêntico ao de Oh Dae Su (protagonista de Oldboy) quando é libertado; as cenas-chave estão todas ali; a cena dos dentes arrancados com um martelo, a luta interminável filmada em um só take (só que de uma forma bem menos plástica e arrebatadora que a original), entre outras muitas similaridades. Só não sei como os produtores de Zinda não tomaram um processo por plágio na cabeça.

Obviamente, existem algumas poucas diferenças; infelizmente não são para melhor.

Além do fato óbvio de todos os personagens serem indianos e da história se passar na Tailândia e não na Coréia do Sul, o início é completamente diferente (nada de bebum xingando a polícia) e mostra que Bala não tem filhos; quando sua esposa vai contar que está grávida, ele é seqüestrado. Como todos os filmes de Bollywood, as cenas com música estão lá, mas felizmente não tem cenas de dança (que muitas vezes só servem pra encher lingüiça). Mas o pior ainda está por vir.

(AVISO DE SPOILER DOS DOIS FILMES A SEGUIR!)

Todas as referências ao incesto foram limadas em Zinda, o que era de se esperar, dado o puritanismo do cinema indiano (algo perceptível também na cena de sexo entre Bala e Jenny; esta por sinal é muito bonita para convencer como taxista). Também não tem a cena da língua cortada, que somente é mencionada como algo que o protagonista faria para salvar sua filha. Mas o pior em Zinda é seu final feliz. Um completo banho de água fria comparado ao brutal e surpreendente fim de Oldboy, pois não tem nem uma fagulha de impacto e é muito mais fácil de se perceber do que no filme original. Faltou coragem em Sanjay Gupta para ousar um pouco mais.

(FIM DOS SPOILERS)

Em resumo, seria um bom filme se fosse um pouco mais criativo, usando Oldboy apenas como inspiração, e não como base. Tecnica e artisticamente, Zinda é apenas uma cópia inferior, sem identidade própria e nem um motivo maior para existir além de servir como curiosidade para fãs do filme original. Se ainda se interessou, vai firme no torrent, que é velho mas parece que ainda está ativo. Mas não faça isso antes de ver o original.

Trailer de Zinda:


4 Comments


Bem-vindo a bordo, cara!!

Me dá só uma ajuda, como é que vc consegue colocar o youtube aqui? Eu só consigo por o link...

abraço!


Ah,e só dando um help, achei um torrent com mais seeders: http://www.mininova.org/tor/2578106

Achei legendas em inglês no Opensubtitles.org tb, já ajuda, né? http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3166119/zinda-en

Abs!


Luciano, esse torrent que você passou é para um tracker privado. Mas fica como opção pra quem quiser tentar.

Ah, e o torrent que eu passei já vem com legendas em inglês.

Valeu!


Ah, beleza então, eu não sabia!! Bem, tentei, né? Rsrsrsrsrsrsrs...

Postar um comentário

Copyright © 2009 Rock& Filmes Toscos All rights reserved. art by Arte Cyber