5

Begotten (1990)

Posted by Luciano Cirne on 09:50 in

Não é surpresa para ninguém que amo filmes de terror, mas sejamos sinceros: 90% deles, por mais divertidos que sejam, são apenas um amontoado de clichês, sem nada de realmente original. Por isso, quando surge uma obra que vá totalmente contra a estética dominante, independente de qualquer coisa, vale a pena conferir nem que seja por curiosidade, por isso a bola da vez do nosso blog é o intrigante e controverso "Begotten".


Este é um daqueles filmes que você ou vai amar ou odiar, não tem meio termo. Durante seus 78 minutos não há um diálogo sequer, o que já o torna difícil de assistir para qualquer um que não consiga acompanhar nada fora do padrão dos blockbusters hollywoodianos, mas isso não é tudo: As imagens são em preto e branco literalmente, NÃO há tons de cinza, (pelas fotos que pus, dá para tem uma noção da coisa) o que fez alguns críticos dos EUA rotulá-lo como um "teste de Roschach em película". Também fica difícil citar a sinopse, pois uma vez que o filme não tem fala (nem sequer como nas obras de Charlie Chaplin antigas, que aparecia um letreiro com o que ele queria dizer) e é repleto de simbolismos, (especialmente a mitos cristãos e pagães) muita gente pode ficar boiando e achar que tudo é apenas um delírio surrealista, dando as mais variadas interpretações para o que acontece; mas como existem inúmeros sites aí comentando sobre "Begotten", resolvi pegar a sinopse de um deles para facilitar a vida de vocês (e, consequentemente, a minha, rsrsrsrsrsrssrsrs!): Deus se mata, e a Mãe Terra, que estava grávida dele, dá a luz a um homem assustado que foge de canibais sem rosto. Resumidamente, é isso! Não quero entrar em maiores detalhes, até porque acho que a grande onda desse filme é cada um olhar aquilo de um modo e tirar suas próprias conclusões. Se eu me esticasse muito ou entregasse algo além, provavelmente influiria em seus pontos de vista!


Como eu disse anteriormente, se você não tem preconceito com estéticas diferentes do usual, vai pirar com esse filme. Sem contar que, se você entrar no clima, vai se borrar de medo, garanto! Em alguns momentos, "Begotten" é de virar o estômago, mas, torno a frisar, se você não curte narrativas que fujam do padrão vigente, NÃO perca seu tempo, pois você vai ficar de saco cheio rapidinho. Serão 78 minutos que passarão como se fosse 5 horas. Agora, pra quem tem mente aberta e não tem medo de conhecer novas propostas, "Begotten" é uma experiência recompensadora!! Ah, e para quem se interessou, aqui vai o Torrent. Boa viagem para quem se arriscar, e, por favor, não esqueçam de me escrever dizendo o que acharam!

(Dedico esse comentário ao meu amigo Bruno Chads, o maior - e, até onde sei, único, rsrsrsrsrs! - fã de "Begotten" que eu conheço!)

Trailer no Youtube, para quem ficou curioso para ter uma ideia:

Maiores informações no IMDB


5 Comments


Olha, eu não me considero preconceituoso mas este filme foi mto difícil de assistir, acho que mais pela opção de não usar diálogos e sim sons não referenciais em loop que me deixaram com sono.

= /

ps: boa análise


É, eu sei... como eu disse, é complicado assistí-lo... eu mesmo confesso que, na primeira vez que vi, achei um porre! Depois eu revi e comecei a entrar mais na onda do diretor, mudei meu conceito! Vale a pena mas NÃO é pra qualquer um!

Ah, e MUITO obrigado pelo elogio! Abração e mantenha contato!


meu amigo, este filme é genial!

não sei como o explicar, é genial por demasiados motivos - artísticos/conceptuais, ideológicos, etc - mas é sem dúvida daqueles filmes que tem de ser visto :)

o Sr Elias Merhige filmou, em 2006, a segunda parte da trilogia da qual o Begotten faz parte - descobri isso recentemente - chama-se Din of Celestial Birds e, ainda que mantendo muito do estilo de Begotten, não é chocante e é curto, curto mesmo com 14 minutos apenas... e vale tanto a pena como o Begotten, acredite.

http://www.teamkali.com/latest/din-of-celestial-birds.html


Parabens pela sinopse do filme.
Assisti ele ontem sem ler do que se tratava.
Apenas sabia q estava na lista dos "mais psicologicamente perturbadores".
Boiei no início do filme, mas conforme foi desenrolando, ficou quase nítido do que se tratava.
O estilo de filmagem é bem diferente, e realmente o propósito de não ter diálogo deixa o filme mais perturbador.

E concordo quando diz q o filme não é pra qq um.
Quem ta acostumado (e gosta) de filmes Hollywoodianos, será uma grande perda de tempo.

Parabens pelo blog.


Eu assisti o filme sem ler qualquer crítica, ou seja livre de preconceitos no bom e mal sentido, a minha opinião é que não é possível compreender qualquer coisa do filme sem ler algo sobre ele antes. A forma em preto e branco sem definição faz com que não se compreenda grande parte da mensagem, o filme é extremamente lento em seu desenvolvimento, o que irrita, não agrada, não passa a mensagem. Mas o que se lê sobre o significado do filme é sempre bonito.

Postar um comentário

Copyright © 2009 Rock& Filmes Toscos All rights reserved. art by Arte Cyber